Praia - Tabatinga
Localizada a 18 quilômetros do Centro, faz divisa com Ubatuba. É apreciada pelas crianças, tem boa balneabilidade e águas rasas, normalmente calmas. Ao norte do Rio Tabatinga, a praia fica mais movimentada com intenso tráfego de lanchas, jet-skis, caiaques, esqui-aquáticos, windsurfes e parasails. O nome Tabatinga se deve à sua areia branca e fina. Nela convivem uma vila de pescadores com seus ranchos de canoas e um condomínio residencial.
Praia - Mococa
Fica próxima à foz do Rio Mococa, entre as praias Cocanha e Tabatinga. Abriga vários quiosques em sua orla e ainda é considerada agreste e tranquila. A costeira, próxima ao rio, é perfeita para pequenos mergulhos, é também o local mais próximo para saídas à Ilha do Tamanduá, que fica em frente. A praia tem areia monazítica utilizada no tratamento das artrites e das articulações, inflamações e dores reumáticas, pois contém minerais como o Tório e o Urânio, responsáveis por sua radioatividade.
Praia - Cocanha
Está localizada entre a Mococa e a Massaguaçu, após o rio Cocanha. Com águas rasas, calmas e cristalinas é ideal para o banho de mar das crianças e para andar de caiaque. O ilhote da Cocanha é indicado para mergulho de observação. Ocupada por casas de veraneio, possui boa infraestrutura de serviços como restaurantes, bares e quiosques.
Praia - Massaguaçu
O sul se funde com a praia do Capricórnio. Ao longo de sua orla, os banhistas têm a vista de Ilhabela. Massaguaçu significa "grande massa d'água", ou seja, "praia de ondas fortes", por isso, requer maior cuidado devido às correntes marinhas que passam próximas perto da orla. É considerada a melhor da Litoral Paulista para a prática da pesca de arremesso. Devido à sua geografia, o pescador não precisa entrar na água para arremessar o anzol. A praia sedia os principais torneios de pesca na região. O melhor horário para pesca é pela manhã e ao final da tarde. É recomendada para a prática de surfe. Em seu canto norte, próximo à rodovia, um toque pitoresco: uma vila de pescadores, que fabricam canoas e artesanato.
Praia - Capricórnio
Praia limpa, de areia grossa, porém de tombo com fortes ondas em mar aberto. Com cerca de 4 km de extensão, divide com a praia de Massaguaçu, uma das mais longas orlas de Caraguá. Sua costeira é própria para pesca de linha. Ao sul, tem a Lagoa Azul, na foz do Rio Jetuba, separada do mar apenas por bancos de areia branca que contrastam com o céu.
Praia - Brava
Agreste, não tem residências ou quiosques. É pouco frequentada em virtude de seu acesso. A praia tem o formato de uma concha que envolve a encosta recoberta pela Mata Atlântica. É praia de tombo e tem fortes correntes em toda sua extensão. É o local preferido dos surfistas, principalmente o canto esquerdo. Ideal também para a prática de mergulho. O acesso é pela Martin de Sá.
Praia - Martin de Sá
É a praia mais badalada e ponto de encontro dos jovens que frequentam a cidade nos fins de semana, feriados prolongados e temporada de férias. Barzinhos e quiosques, muitos com música ao vivo, disputam a preferência dos visitantes. A Martin de Sá tem ciclovia, calçadão, faixas de pedestre e canteiros com paisagismo. A praia tem várias opções de lazer, como passeios de ski-banana e de escuna e ainda inúmeras atividades esportivas durante as férias, como aeróbica, futvôlei, voleibol, frescobol e surf.
A Martin de Sá é uma praia de tombo no canto sul e mais rasa ao norte. Tem ótima balneabilidade e posto de salvamento. Sua orla é extensa (1,5 km) e possui larga faixa de areia amarelada, levemente inclinada em direção ao mar, formando ondas de arrebentação. A ocupação da orla caracteriza-se por construções verticalizadas. No canto norte, se aproxima da Prainha, e no canto sul, é ponto de partida para a Praia Brava.
Praia - Prainha
Possui águas calmas e rasas, por isso é a preferida das famílias com crianças. Tem ótima estrutura com quiosque. Pelo canto direito, há uma trilha entre as pedras até a Praia do Garcez. No canto esquerdo, fica a Pedra do Jacaré, formação rochosa que lembra o réptil.
Praia - Camaroeiro
Ponto de encontro de pescadores oferece um belo visual dos barcos pesqueiros. No local encontra-se o Entreposto de Pesca Artesanal, onde o pescado pode ser adquirido diretamente dos pescadores. Fica próxima da Praia do Centro.
Praia - Centro
Ocupa toda a orla do Centro da cidade até o rio Santo Antônio. É frequentada por famílias e oferece excelentes condições para a prática de esportes e caminhadas. Nela está localizado o parque de diversões; a Praça de Eventos, sede de shows e eventos de grande porte, como o Festival de Verão; a pista de skate e quadras esportivas.
Praia - Indaiá
Bonita e concorrida. Tem faixa de areia larga e é ideal para crianças por suas águas tranquilas. Nela encontram-se a pista oficial de bicicross e a pista de pouso para ultraleves. O local oferece também uma linda vista para o norte de Ilhabela e para as Ilhas Búzios e Vitória.
Praia - Pan Brasil
A praia tem muitos quiosques instalados devido ao grande número de turistas que a frequentam.
Praia - Palmeiras
Praia de águas calmas e quiosques. Nela são realizados campeonatos oficiais de pesca e é ideal para a prática de vários outros esportes.
Praia - Romance
Ideal para banho de mar e caminhadas ao longo da orla. É tranquila e costuma ter pouco público.
Praia - Flexeiras
Nela está localizado o Terminal Turístico para onde se dirigem os ônibus de excursões ou turismo de um dia. É ideal para banho de mar e caminhadas. Tem quiosques ao longo da orla, alguns com música ao vivo.
Praia - Porto Novo
Caracteriza-se pelas águas tranquilas. Lá podem ser observadas de perto algumas aves marinhas como garças e atobás. Nessa praia desemboca o rio Juqueriquerê.
Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba